27/11/2012

Um Bispo Inconveniente: A Verdade Sobre Richard Williamson


por Edwin Faust
27 nov 2012


A Igreja tornou-se cada vez mais solícita com sua imagem pública. Os meios de comunicação aplaudiram o Papa João XXIII, que queria abrir as janelas da Igreja para deixar entrar o ar do mundo moderno. Mas a Igreja tem pago um preço alto pela aprovação desse meio de curta duração, e a brisa da modernidade varreu-la junto aos ventos da mudança da opinião pública.

Seja qual for a diferença de Dom Williamson com a liderança da Sociedade de São Pio X, qualquer avaliação honesta de sua definitiva expulsão da FSSPX teria que começar com o incidente que causou seu Superior seqüestra-lo, tirá-lo do ministério público. 

Bispo Williamson é da opinião de que as câmaras de gás não foram utilizadas no extermínio de Judeus pelos Nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele aceita as conclusões da disputa de um estudo científico conhecido como Relatório Leuchter. Consequentemente, Sua Excelência acha que o número de Judeus mortos nos campos pode estar mais perto de um milhão e meio, ao invés de seis milhões. Ele disse isso durante uma entrevista à televisão sueca realizada na Alemanha.

Esta opinião é realmente o que fez Richard Williamson um problema para a FSSPX e os que torcem para um acordo com o Vaticano. Bispo Williamson foi julgado e considerado culpado por negação do Holocausto na lei alemã. Ele foi considerado culpado, não-oficialmente, de ser um inconveniente para a FSSPX e a Santa Sé.

A expulsão de Sua Excelência da FSSPX foi consumada em Outubro. A seguir, foi imediatamente anunciado pelas autoridades do Vaticano que as negociações com a FSSPX não haviam chegado ao fim ou a uma paralisação como anteriormente pensado, mas que a paciência e a esperança seriam necessárias para uma reconciliação que ainda está muito viva. Coincidência?

Organizações Judaicas que mantêm relações com o Vaticano denunciaram o levantamento das excomunhões dos bispos da FSSPX, observando que um "negador do Holocausto" estava entre eles. O porta-voz do Papa, disse que o Santo Padre não sabia das declarações do bispo Williamson na época do decreto, o que implica que tal conhecimento poderia ter afetado o levantamento das excomunhões.

Sem analisar o mérito da opinião do bispo Williamson sobre o Relatório Leuchter, não seria pertinente perguntar o que tal opinião tem a ver com a fé católica? Devemos nos submeter a uma versão particular da história para ser qualificado a praticar um ministério episcopal no seio da Igreja Católica? Poderíamos também perguntar: Até onde a autoridade eclesial foi prorrogada de facto para os tribunais alemães, organizações judaicas e a mídia popular?

Bispo Williamson foi removido como reitor do seminário da FSSPX na América do Sul e exilado em Wimbledon, não pela transgressão de uma lei de sua Fraternidade Sacerdotal, não por qualquer infração da lei canônica, não por qualquer dissidência pública ou privada a partir da doutrina dogmática da Igreja. Bispo Williamson foi destituído de seu ministério e escondido da vista pública por ser um problema de relações públicas.

Se Dom Williamson tivesse retratado sua opinião, pedido desculpas a todos os que foram ostensivamente ofendido por ela, pagado a multa tribunal e feito seu mea culpa perante seu Superior, tudo poderia estar bem. O problema é: Ele é um homem honesto.

Ele não foi convencido de que ele está errado em sua opinião, e ele sabe que não transgrediu qualquer disciplina ou doutrina da Igreja. Ele continuou a expôr sua visão através de seu blog. E ele foi sincero em afirmar a sua posição em relação a um acordo entre a FSSPX e o Vaticano: Ele acha que o tempo ainda não chegou, a FSSPX ainda não pode confiar na ortodoxia e boas intenções das autoridades romanas.

Ele se opõe aos esforços de Dom Fellay, seu Superior, que vão nessa direção e apelou para uma nova liderança na FSSPX. Se isto é passível de expulsão ou não da Fraternidade, é uma pergunta que seria melhor deixar para os membros da mesma. Mas a eliminação do Bispo Williamson certamente alivia a FSSPX de um problema de relações públicas e facilita qualquer possível acordo que possa estar em  andamento com a mídia-sensitiva Cúria Romana. Os que aqueles que aprovam a expulsão de Dom Williamson não conseguem perceber é, que a acusação de anti-semitismo continuará a ser dirigida à Igreja Católica sob qualquer pretexto possível, pois é a própria fé que muitos judeus acham ofensiva.

Qualquer pessoa que conhece Dom Williamson percebe que sua integridade é inquestionável, assim como sua caridade. Não importa quão impopulares suas opiniões são, elas não são formadas por maldade, mas por honesta convicção. Ele pode ser julgado excêntrico, ou mesmo imprudente. Mas ele é Católico até a alma. E isso pode ser o cerne do problema, mas passou da hora de ser reconhecido.



*Ênfases ao longo do texto são de autoria do Militia Jesu Christi.



Nenhum comentário: