03/03/2009

A necessidade da Religião - Parte I


O que você deve fazer para salvar sua alma? Para salvar minha alma eu devo adorar á Deus através da Fé, Esperança e Caridade; isso é, eu devo acreditar n'Ele, esperar n'Ele e amá-Lo com todo meu coração.


O que é religião? A palavra religião provavelmente vem da palavra em Latim "ligar". Um antigo escritor, Lactantius, disse: "Nós estamos ligados e destinados á Deus através do vínculo da piedade, e é daí que a religião recebeu seu nome".

Religião implica:

a) O reconhecimento de uma Personalidade Divina por trás e produzindo a força da natureza, o Senhor Soberano do mundo, Deus.

b) A convicção que o misterioso, supernatural Ser tem controle sobre as vidas e destinos dos homens, que são, pois, dependentes d'Ele.

c) A persuasão na parte do homen que ele pode colocar-se na amistosa e beneficiete comunhão com Deus do qual ele depende.

d) A performance de certos atos de honraria que significam trazer ajuda divina, paz e felicidade para si.

Religião pode ser definida como a sujeição voluntária do ser humano á Deus, isso é, para o livre, Ser sobrenatural do qual o homem tem consciêcia ser dependente, do qual ele percebe a necessidade da ajuda poderosa, e do qual ele reconhece a fonte de sua perfeição e felicidade.

São Tomás de Aquino diz que religião é a virtude que induz o homem a render á Deus a adoração e reverência que é Sua por direito. Objetivamente, religião é o reconhecimento voluntário da dependência do homem em Deus, através de atos de honraria.

A concepção de um deísmo pessoal é necessária para religião.

A imaginação é mexida pelo reconhecimento do munda ainda não visto.

A saudade pela comunhão com Deus surge da necessidade do homem por ajuda divina.

A esperança é produzida pela possibilidade de obtenção da comunhão com Deus.

A alegria é estimulda através da consciência da amizade com Deus.

A gratidão é prontamente adquirida pelos benefícios das orações respondidas.

O deslumbrantes resultados do imenso poder de Deus e sabedoria.

Temor, contrição e desejo de reconciliação surgem na consciência por terem ofendido Deus e de terem merecido punição.

Amor á Deus se origina na contemplação de Sua bondade e excelência.

Religião implica Fé ou Crença. Visões corretas em relação a existência dum Deus pessoal, providência divina e retribuição, a imortalidade da alma, livre arbítrio e responsabilidade são de suma importância para a justa religião. Mas no Cristianismo, que é uma religião sobrenatural, essas crenças fundamentais são suplementadas e complementadas por um vasto conhecimento de Deus e de Seus propósitos a respeito do homem através da revelação divina. O Cristão sabe que Deus conversou com o homem, dizendo-lhes que eles foram destinados para uma comunhão filial com Ele através da vida de graça e que essa comunhão foi trazida ao seu alcance através da Incarnação e Redenção de Jesus Cristo. No Cristianismo, as coisas a serem acreditadas a as coisas a serem feitas, em ordem para obter a salvação, são garantidas pela autoridade divina.

Hoje em dia falam de uma religião sem dogmas, mas qualquer homem que pensa deve reconhecer que justa crença é essencial para religião, e que justa crença implica dogmas, que são verdades específicas.

Dogmas cristãos não são quebra-cabeças intelectuais. O Dogma tem a intenção prática de iluminar o homem na totalidade de seus compromissos religiosos e éticos, no direito de cumprimento no qual sua perfeição sobrenatural e destino eterno dependem.

Nenhum comentário: